[Resenha] ‘Não Conte a Ninguém’ – Harlan Coben

Livro: Não Conte a Ninguém
Autor: Harlan Coben
Editora: Sentaxe
Páginas: 256
Ano: 2009

Sinopse: David Beck e sua esposa Elizabeth comemoram o aniversário de seu primeiro beijo quando uma tragédia interrompe o clima de romance: Elizabeth é brutalmente assassinada. O caso acaba sendo resolvido e o assassino, condenado. No entanto, David não consegue superar a morte de Elizabeth. Depois de oito anos, ainda se lembra de todos os detalhes. Mas é no dia do aniversário de morte de Elizabeth que a história realmente começa. Uma estranha mensagem aparece no computador de David, uma frase que somente ele e a esposa conhecem. De repente ele depara com o que parecia impossível – em algum lugar, de alguma maneira, Elizabeth está viva. Ele é advertido para que não conte a ninguém e envolve-se em um sombrio e mortal mistério, sem saber que já está sendo seguido por alguém que o tentará deter antes que descubra toda a verdade. 

_________________________________________________________

A procura de um livro qualquer, andando pelo Biblioteca Central da Universidade Federal de Minas Gerais, me deparei com Não Conte a Ninguém, que foi uma leitura comovente e bastante envolvente ao ler. Harlan Coben literalmente conseguiu me cativar e eu fiquei atento a todas as páginas do livro e até deixei de almoçar algumas vezes, pois a leitura é muito boa.

A história se baseia na vida de David Beck que acidentalmente caia em uma perseguição que parece não ter saída. Isso tudo porque ele e sua esposa, todo ano comemoram o aniversário do primeiro beijo do casal (me deu preguiça essa parte , mas tudo bem). Eles sempre comemoravam a data no mesmo local. Nesse dia, foram surpreendidos por um serial killer que golpe-a David que caiu no lago, inconsciente e rapta Elizabeth que foi brutalmente assassinada.

Num determinado dia, David recebe um e-mail, supostamente enviado por sua esposa, que teoricamente está morta. Ao mesmo tempo, são encontrados dois corpos enterrados, perto do Lago Charmaine, aonde David e Elizabeth foram atacados. Junto aos corpos localizados encontra-se o taco de beisebol utilizado pelo serial killer para atacar David.

David não consegue superar a perda de Elizabeth. Começa a se perguntar se Elizabeth estaria viva? Quem seria a pessoa que está enviando os e-mails? Por que ela simplesmente não aparecia?

Após a localização dos corpos no local do crime de Elizabeth, David passa a ser o principal suspeito do assassinato da esposa. Então ele precisa descobrir quem está enviando os e-mails e ainda provar sua inocência, ao mesmo tempo que foge da polícia para não ser preso. Porém, ele não pode contar a ninguém sobre os e-mails. É uma trama envolvente, pois David a cada hora esta em um lugar, sentimos o que ele está sentindo, pois o livro é escrito em primeira pessoa. 

Nesse momento, David conta apenas com a ajuda de um traficante chamado Tyrese, pai de um paciente seu. Uma história envolvente que inclui amor, traição e vingança, Harlan (autor famoso por tramas policiais) com certeza surpreendeu. Em quem podemos confiar? O final é ainda mais eletrizante! Você precisa de ler. 

Em 2006 – o livro – foi adaptado para o cinema numa produção francesa vencedora de quatro Cesars (o Oscar francês), inclusive de melhor ator e diretor. Ne le dis à personne é um filme dirigido por Guillaume Canet (Laços de Sangue). 

Anúncios

Deixe o seu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s