[Resenha] ‘Por um Fio’ – Drauzio Varella

Livro: Por um Fio
Autor: Drauzio Varella
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 218
Ano: 2004

Sinopse: Em Por um fio, está de volta o narrador sensível e cuidadoso de Estação Carandiru, que, contando histórias reais, reflete sobre o impacto da perspectiva da morte no comportamento de pacientes e seus familiares. Drauzio Varella especializou-se em oncologia numa época em que o câncer era visto com tanto horror que nem sequer se pronunciava essa palavra – dizia-se “aquela doença” – e desde então convive cotidianamente com doentes graves. Em Por um fio, ele relata histórias que põem o leitor diante de questões delicadas, difíceis mesmo para quem lida com elas em sua rotina profissional. De um lado, a reação dos que se descobrem doentes, que vai da surpresa à revolta, do desespero ao silêncio e à aceitação. Do outro, a atitude dos parentes, que varia da dedicação incondicional à pura mesquinharia, da solidariedade ao abandono. E Drauzio conta ainda episódios surpreendentes de mudança de vida, como se a visão da morte fosse quase uma libertação, um divisor de águas que confere novo sentido ao porvir.

_______________________________________________________________

A Medicina para mim é uma das áreas mais magníficas que eu admiro e vou admirar pelo resto da minha vida. Não foi atoa que eu peguei este livro para ler, pois foi de uma orientação do médico da minha mãe, pois em uma de suas consultas mencionei o meu fascínio pela oncologia e ele me indicou o Drauzio.

Por vergonhoso que possa parecer, dez anos depois de formado, nunca me havia ocorrido refletir sobre a finalidade de minha profissão. Para que serve a medicina? Se me perguntassem, provavelmente teria respondido ingenuamente que ela existia para curar pessoas, ignorando diabetes, hipertensão, reumatismo,, os derrames cerebrias e tantas enfermidades crônicas. Pior, sem levar em conta sequer os doentes incuráveis que me procuravam.


Fora uma excelente escolha e agora lerei todos os livros deste magnífico homem. Drauzio Varella narra sua experiência como um dos primeiros médicos a cuidar de pacientes com câncer em uma época que evitava-se até mesmo mencionar o nome da doença, época na qual os pacientes terminais simplesmente eram mandados embora porque não havia mais nada que poderia ser feito.

No decorrer de sua obra, o autor narra casos nos quais podemos ver como tanto o médico, como o paciente ou família do paciente lidam com a aproximação da morte, e como é que diante da face da única certeza da vida é que as pessoas encontram forças para começar a viver. Ele é super inteligente e conhece realmente a fim sobre a alma humana. O livro é narrado com cada capítulo sobre um história diferente, sendo bastante interessante e comovente ao mesmo tempo.

Dois momentos específicos me agradaram na obra: o momento no qual o autor “descobre” o objetivo da carreira médica (e que lição para tantos jovens estudantes de medicina que só buscam “status” ou dinheiro!) e quando um certo paciente fala que daria de tudo para dar um pulo igual ao que seu empregado deu ao saltar os degraus do seu quarto.

Nesse sentido, o exercício da oncologia é uma lição permanente de humildade. 

Drauzio Varella se mostra um excelente autor e um médico excepcional. Gostaria muito de conhecê-lo pessoalmente e espero ainda ter essa oportunidade, pois me emocionei muito com sua obra e confirmou mais uma vez a minha profissão. Não sei se esta será a minha área, porque terei que ter muita calma e coragem , pois é muito triste e ingrata essa doença, mas acompanhar os pacientes deve ser a coisa mais bacana do mundo. Apenas chorei muito no último capítulo. =/ 

Deixe o seu Comentário

